Uma forma diferente de levantar seus pontos fortes e ainda ser mais feliz e produtivo no trabalho
E se você pudesse conhecer e usar seus pontos fortes a seu favor?
E aí líder, tudo em paz?
Você tem dificuldade em responder quando lhe perguntam quais são seus pontos fortes? Será que as pessoas também enxergam em você os mesmos pontos fortes que você enxerga? Será que podemos ser mais felizes e mais produtivos com base nos nossos pontos fortes?
Como é bom saber que temos muito mais chances de crescermos quando investimos energia em desenvolvermos nossas forças, mais do que quando focamos em corrigir fraquezas.
Segundo Jane E. Dutton, professora de Comportamento Organizacional e Gestão de Recursos Humanos de William Russell Kellyn (Universidade de Michigan), quando as pessoas começam a focar no que tem de melhor, tornam-se mais felizes e consequentemente mais produtivas, engajadas e criativas, o que traz resultados significativos na carreira e no ambiente profissional.
Você já se perguntou como suas forças podem potencializar sua carreira na direção que você quer? Você conhece suas forças?
Talvez você possa investir um dinheiro em testes como do GALLUP (strenghs finder) ou outros que que são realmente muito bons….talvez você possa fazer de uma forma um pouquinho diferente adicionando o elemento humano, com uma pitada de networking e um pouquinho de emoção como tempêro…
Na Universidade de Michigan (Business School), pesquisadores tentaram uma abordagem diferente para fazer um feedback 360 ͦ para se preparar para uma avaliação de desempenho.
Este tipo de feedback muda nossa imagem sobre nós mesmos e ainda fortalece nosso networking, potencializando nosso desenvolvimento. É um acelerador de resultadoe pode nos ajudar a ter um desempenho extraordinário no trabalho e na vida pessoal.
“O que achamos é que as pessoas estão chocadas ao descobrir seus pontos fortes naturais, porque nossa cultura impede que isso aconteça”, diz Robert E. Quinn, professor de comportamento organizacional e gerenciamento de recursos humanos da ME Tracy, que apresentou o Processo em seu curso executivo de MBA a diretores de empresas. “Quando eles recebem esse feedback concreto, ficam muito entusiasmados e se sentem bem com a capacidade de criarem valor em um nível alto”.
Ele continua dizendo que se as pessoas começam a trabalhar em conjunto, melhorando suas melhores habilidades e ganhando uma maior apreciação, o clima no local de trabalho e o desempenho geral da empresa vão melhorar”.
Como funciona o processo?
O best self feedback é uma alternativa radical à abordagem usual de um processo de avaliação 360 ͦ . O processo se baseia numa abordagem dos seus pontos fortes para levantar quais são as contribuições únicas que você provê.
Essa abordagem é bem simples…Ela analisa onde você é bom, ou seja, onde você tem uma capacidade pré-existente ou uma maneira particular de se comportar, pensar ou sentir que é autêntica e energizante, e que permite um ótimo funcionamento, desenvolvimento e desempenho.
O processo the “best-self” feedback, que ressalta os pontos fortes e acertos de cada indivíduo é obtido por informações colhidas de 20 pessoas que o conhecem bem (amigos, colegas, familiares…).
Elas respondem à pergunta: “quando vocês me viram fazendo algo especial ou importante, que características positivas eu mostrei?” cada um deve escrever 3 cases, o que pode levar até a 60 histórias. O analisado, então resume as histórias e identifica suas forças, seus talentos e estratégias, criando o seu best-self portrait (retrato).
Pense e reflita sobre o que isso significa para seu papel hoje e no futuro:
- Como e quando meus pontos fortes e talentos são melhor usados?
- Em que áreas em que eu gostaria de me concentrar?
- Como posso ajudar as pessoas com meus pontos fortes?
- Que funções ou áreas ou atividades meus pontos fortes são mais necessários ou fundamentais?
- Como meus pontos fortes podem me deixar mais próximo de onde quero chegar na minha carreira?
- Quem precisa de ajuda onde sou realmente bom? Posso ensina-las como?
Você pode inclusive discutir suas descobertas em suas reuniões de revisão de desempenho.
Com isso, você pode saber quando é percebido de forma positiva pelas pessoas e pode repetir o modelo de sucesso. Em uma organização isso pode criar um senso de reciprocidade entre as pessoas que participaram do levantamento, levando-as a uma maior facilidade de comunicação e a uma reinterpretação das histórias do passado.
Experiemente e compartilhe os resultados…
Eu estou curiosíssimo para saber os resultados desse mergulho emocional nos seus pontos fortes…. Se fizer sentido para você, compartilhe o resultado com quem precisa conhecer seus pontos fortes (seu time, seu líder, seus patrocinadores, pares), essa é uma boa forma de fazer um networking.
A idéia por trás desse exercício é permitir que você se conheça melhor. Você descobrirá como você pode agregar valor de maneiras únicas e identificar comportamentos que podem ser repetidos, amplificados e usados no futuro …
Lembre-se sempre de lembrar de nunca esquecer que somos escolhidos por nossos pontos fortes…. dessa forma, é fundamental conhecê-los e saber como potencializa-los.
Ajudar pessoas através de nossos pontos fortes é uma excelente forma de potencializa-los e fazer com que o mundo (nosso mundo) saiba que os temos…
Por fim, existe sempre mais de uma percepção da realidade, então surpresas podem aparecer nesse processo…. esteja preparado(a)!
Boa semana e bons feedbacks a todos!!!