Será que planejei corretamente os treinamentos de 2017 para mim e para o meu time?
Que tal conhecer 12 perguntas para ajudar você e seu time escolherem os treinamentos certos para o desenvolvimento de carreira?
E aí Líder, tudo em paz?
Todo fim e começo de ano vem aquela hora de escolher quais treinamentos devemos fazer e quais treinamentos nossos liderados devem fazer.
Essa é uma hora crucial, que às vezes não damos a atenção devida.
Pensamos às vezes em indicar um treinamento para um colaborador do nosso time como forma de recompensa, ou de retenção, ou pensamos que devemos fazer aquele treinamento porque ele é obrigatório para uma promoção e esquecemos do real motivo de fazermos um treinamento.
Se você leu o meu ebook “7 Passos para você assumir o controle da sua carreira e DECOLAR!”, você viu que eu acredito que treinamentos, assim como educação, habilidades e experiência devem ser planejados de modo a suprir uma competência ou conjunto de competência que não temos (gaps) e que precisamos para chegar onde queremos chegar na nossa carreira. Ou, para potencializar um ponto forte que tenhamos, e que também é fundamental para chegar onde queremos chegar na nossa carreira.
Por onde começar então?
Desse modo, antes de escolher um treinamento, devemos ter nosso autoconhecimento e saber onde queremos chegar na nossa carreira. William Shakespeare já dizia “Todos os caminhos estão errados quando você não sabe onde quer chegar.”
Dessa forma, talvez você queira montar seu plano de carreira antes de mais nada e lhe convido a ler meu ebook para lhe ajudar nesse ponto de partida.
Mas mesmo assim, podem surgir dúvidas quanto a importância do treinamento para você e principalmente quando você for líder e quiser indicar um treinamento para seu liderado.
Por que fazer determinado treinamento?
Pense sempre no plano de carreira dele/dela em conjunto com as necessidades de competência para a função que ele/ela está exercendo no momento. Para facilitar a decisão, lhe convido a pensar sempre quando for requisitar um curso, em como ele pode eliminar um gap que você (ou seu colaborador) tenha para chegar onde você (ou seu colaborador) quer chegar……porque fazer um curso por que achamos legal apenas gasta seu tempo e dinheiro da empresa……
Assim, aqui vão 12 perguntinhas para você fazer antes de decidir fazer um treinamento. Se você não ficar satisfeito com as respostas a essas perguntas abaixo, não faça:
- Por que realmente preciso fazer esse treinamento?
- Qual gap meu o treinamento vai eliminar? Ou qual ponto forte meu o treinamento vai potencializar?
- Como o treinamento vai eliminar esse gap?
- Quem pode validar as respostas para as perguntas acima?
- O treinamento é em um periodo que poderei aplicar os conhecimentos adquiridos?
- O treinamento é em um periodo que posso me ausentar?
- Como poderei aplicar o conhecimento adquirido?
- Em quanto tempo poderei aplicar o conhecimento adquirido?
- Temos verba para o treinamento?
- Que comportamento espero mudar com esse treinamento?
- Que retorno darei para empresa com esse treinamento? E para mim?
- De 0 a 10, quanto estou seguro das respostas que dei acima?
Pronto, agora você está apto a decidir qual ou quais treinamentos fazer. E se você for líder, você está apto a decidir qual treinamento escolher para seu colaborador.
Agora que decidi qual treinamento fazer…
Conversa pré-curso com seu (sua) colaborador (a)
Escolhido o treinamento (se a decisão for em conjunto seria maravilhoso), agora é a hora de ter uma conversa pré-curso com seu colaborador para alinhar expectativas.
Nessa conversa, sugiro que você:
- Explique porque você acredita que o treinamento é importante para seu colaborador e porque ele /ela foi escolhida para faze-lo;
- Enfatize a importância dele / dela se desenvolver na função atual;
- Discussa e acordem os objetivos do aprendizado;
- Esclareça sua expectativa (como esse treinamento pode ajudar com as necessidades de desenvolvimento do colaborador e o que ele/ela deve trazer de retorno para o time ou empresa);
- Encoraje o colaborador a fazer networking (lhe convido a ler meu artigo sobre como conduzir um poderoso networking).
- Garanta que o seu (sua) colaborador (a) tenha tempo suficiente pra qualquer eventual pré-trabalho e que não seja interrompido durante o treinamento.
- Fale sobre os próximos passos (agende uma conversa para após o treinamento), incluindo plano de ação e feedback.
Aqui vão algumas perguntas para ajudar a você e seu colaborador a se prepararem para essa conversa pré-treinamento:
- Por que estou indo para esse treinamento?
- Quais pontos de desenvolvimento (gaps) que vou melhorar com esse treinamento?
- Reveja os objetivos de aprendizado do treinamento – como eles vão me ajudar a eliminar meus gaps e atender aos objetivos da minha empresa?
- Onde vou focar?
- Que suporte devo precisar quando retornar para o treabalho e aplicar meus aprendizados?
- Já agendei a conversa pós-treinamento com meu gestor?
E depois do treinamento?
Depois do treinamento, continue a conversa. Administre os objetivos do aprenzidado como se fossem metas do colaborador. Acompanhe e garanta o progresso. O objetivo é criar um plano de ação sobre o que o colaborador vai se comprometer em colocar em prática do aprendizado adquirido.
Acordem datas de acompanhamento para discutir oportunidades de aplicar o conhecimento adquirido e o progresso do plano. Dê feedback sobre o que você observar e encoraje seu colaborador. Celebre o progresso e dê coaching nas áreas de melhoria ou que não estão evoluindo como esperado.
Aqui vão algumas perguntas para ajudar a você e seu colaborador a se prepararem para essa conversa pós-treinamento:
- Quais foram seus principais aprendizados?
- O que você vai se comprometer em implementar?
- Por que isso é tão importante para você e/ou para empresa?
- Que suporte você precisa do seu gestor ou de outros?
- Como você vai saber que obteve sucesso com a implementação?
- Quando você espera ter esses objetivos alcançados?
Se você não fizer isso, o treinamento não vai ter servido para nada!
É fundamental acompanhar o progresso das ações que seu colaborador se comprometeu em fazer por decorrência do treinamento. Muitas vezes tenho visto pessoas irem a treinamentos e não colocarem nada em prática ou colocar uma pequena porção do aprendizado em prática. Você pode ter jogado dinheiro fora se isso acontecer, além de seu colaborador não absorver o conhecimento, pois praticar o que aprende é onde você vai por a prova o que aprendeu e realmente se desenvolver.
Dê coaching para seu colaborador com esse objetivo, ajude-o a refletir e se movimentar em direção aos objetivos traçados como resultado do treinamento.
Você como treinando (aquele que recebe o treinamento), passe a diante o que você aprendeu, pois aprendemos mais quando ensinamos aos outros, além do fato de potencializar seu aprendizdo e fazer networking; é sempre bom estar no radar de quem possa precisar de um colaborador com aquela competência que você acabou de adquirir…..
Espero ter ajudado na escolha de treinamentos para você e para seu time…EStou curioso para saber sua opinião! Deixe um comentário com suas idéias, elas são muito bem vindas!
Bons treinamentos e boa liderança!