Onde encontro a tal felicidade no ambiente de trabalho?

 Onde encontro a tal felicidade no ambiente de trabalho?

Onde encontro a tal felicidade no ambiente de trabalho?

E aí líder, tudo em paz?

Hoje quero falar com você sobre um fator importante para analisarmos na nossa vida e porque não, para gerarmos reflexão em nossos times. São trechos do livro Flow e Psicologia positiva de Jose Roberto Marques – presidente do IBC – adaptados para nosso dia-a-dia de líderes.

Faz sentido para você o fato de que você se encontra exatamente onde se permitiu estar? Se faz, a notícia boa é que você acredita que pode escolher estar onde você realmente merece estar…. Que tal escolher ser Feliz?

Você é feliz no trabalho? Se sente realizado com a profissão que escolheu? Sua carreira está do jeito que você imaginava? Em uma escala de 0 a 10, o quanto você se sente verdadeiramente satisfeito com o seu trabalho ou cargo ocupado atualmente?

É possível encontrar a tal felicidade no trabalho?

Encontrar satisfação e felicidade no trabalho é, sem dúvida, o desejo e a busca constante de muitos profissionais. Muito mais do que apenas ganhar dinheiro ou ser reconhecido profissionalmente, uma carreira de sucesso também está ligada a ter paixão pelo que se faz.

Mas, afinal de contas, você sabe como encontrar a tão sonhada felicidade no ambiente profissional? Será que é possível ser feliz mesmo fazendo algo que não gostamos? É possível se sentir realizado, mesmo enfrentando uma rotina estressante e desgastante?

A resposta é sim: é possível encontrar a tão falada felicidade. Para isso, não é preciso encontrar o trabalho dos sonhos, mas ter em mente que todos os cargos e empresas oferecem desafios e dificuldades: sempre vai ter algum detalhe que desagrada — seja o colega difícil de lidar, ou uma atividade chata de ser realizada.

O que fazer então?

Por isso, podemos considerar que a felicidade no trabalho é uma questão de decisão e escolha.

A felicidade está na forma como você lida e encara o seu trabalho: se deixa se levar pelas dificuldades e perde a motivação, ou se consegue superar os desafios e encontrar motivos que façam o trabalho valer a pena aquele trabalho.

Dicas de José Roberto Marques para ser feliz no trabalho

Confira algumas atitudes simples que você pode adotar para alcançar a felicidade em seu ambiente de trabalho:

  • Procure por soluções, em vez de achar erros;
  • Seja simpático com seus colegas e estabeleça relações de cordialidade;
  • Fuja dos conflitos, fofocas e “panelinhas” no trabalho;
  • Reclame menos;
  • Aproveite o conhecimento e a experiência que seu trabalho proporciona;
  • Aproveite as oportunidades profissionais que o seu trabalho pode te oferecer;
  • Tenha paciência e sabedoria ao lidar com questões do trabalho;
  • Seja otimista e encare os problemas e desafios organizacionais de maneira positiva;
  • Não dê lugar a sentimentos sabotadores, como ódio, cansaço, preguiça, inveja, desmotivação e falta de concentração;
  • Foque em seu trabalho e dê seu melhor em tudo o que se propor a fazer;
  • Seja o melhor profissional que você puder ser.

E o que fazer para deixar seu funcionário mais feliz?

Existem quatro necessidades básicas para sermos felizes no trabalho e ajudarmos nossos colaboradores a serem felizes no trabalho também…

Você ouve seu time na essência?

A primeira é ouvir na essência. Você certamente já deve ter escutado que existe um motivo para termos nascido com dois ouvidos e uma única boca. Isso significa que ninguém perde em se calar e ouvir mais.

Para ser feliz e fazer o outro feliz é preciso ouvir na íntegra, com profundeza.

Muitas vezes as relações terminam porque as pessoas param de se ouvir. Relações conjugais, hierárquicas, profissionais são infelizes pela falta do ouvir. É preciso se disponibilizar ao próximo e respeitar o que o outro está falando, sem interrupções, sem tentar adivinhar a resposta antes mesmo de terminar a conversa.

Ouvir na essência é diferente de simplesmente escutar e não dar importância no que o outro diz.

Ao encontrar alguém que se cala para te ouvir, seja grato, pois nos dias de hoje isso é raro, e certamente é uma atitude que fará ao outro e a você, pessoas muito mais felizes.

Seu time se sente amado por você?

A segunda necessidade básica para ser Feliz é ser notado ou amado. Todos nós gostamos de ser reconhecidos por algo. Ser amado, ter o respeito das pessoas que convive e viver com dignidade, isso faz de nós seres humanos mais felizes.

Por isso, seja o melhor em alguma coisa. Pratique algo que você goste muito e que certamente você se destaca. Seja reconhecido por algo de importante que você sabe fazer. Isso tem relação com o legado que você irá deixar nessa vida. Já parou para pensar em como as pessoas irão se lembrar de você? O que irão falar sobre o que você fazia antes de partir? O que as pessoas dizem HOJE que você faz de muito bom? Coloque suas qualidades em evidência e não tenha vergonha de mostrar o quão bom você é.

Você dá a seu time o direito de errar?

Por último, todos nós temos o direito de errar e estamos aqui para aprender sempre mais e mais. Não se culpe por algo não ter saído como você tinha planejado anteriormente. Se permita recomeçar e fazer diferente. Se permita ser humano e admitir que o erro faz parte do processo da vida, do aprendizado.

Ninguém é tão bom que nunca tenha errado e nem tão ruim para não ter a capacidade de tentar outra vez. Pegue leve com você mesmo.

Lembre-se que erro não se pune, violação é que é passível de punição.

Seus colaboradores precisam se sentir parte do time!

Às vezes basta perguntar: o que você acha? Pronto! Seu colaborador pode já se sentir parte da solução, parte do time e isso é uma necessidade básica do ser humano que você pode estar ajudando a ser preenchida. Existem formas diferentes de nos sentirmos parte, depende do nosso perfil e isso muda individualmente, mas alguns fatores repetem, como um elogio, um reconhecimento, patrocinar uma idéia, dar oportunidades de desenvolvimento, suporte…. tem gente que gosta que você fale que ela foi escolhida, ou que é importante para o time…. E você? Conhece seu time na essência para saber como engaja-los e empodera-los a ponto de se sentirem parte fundamental na engrenagem?

A Felicidade move o mundo!

Sabemos que o que move o mundo é a busca pela Felicidade. Todos nós queremos e merecemos ser muito felizes. Talvez isso possa soar um pouco clichê, mas é a mais pura verdade: Toda a sua felicidade está dentro de você. Encontre o que te move e descobrirá a felicidade plena.

Você já parou para refletir qual o nosso lugar no mundo? como nós podemos ser úteis? O que faz com que levantemos da cama todas as manhãs? qual a nossa missão e o nosso propósito nesse mundo? Se a sua vida estiver congruente com as respostas que deu a essas reflexões, você certamente é um Ser de Luz muito Feliz.

Não deixe que a falta de motivação, a baixa autoestima, o estresse ou o medo do fracasso te impeça de viver o aqui e o agora com toda a intensidade possível. Foco na felicidade porque nosso tempo é limitado e está passando rápido. Seja Feliz hoje e não sobreviva… VIVA!

Deixe os pensamentos negativos irem embora. Tudo que vier é bem-vindo, o que for bom deixe que fique, o que não for, deixe que vá. Aproveite a página em branco que é dada a você todas as manhãs. Consagre a oportunidade do hoje e seja grato por isso. Participe da sua própria vida. Movimente-se. Saia da sua zona de conforto e responda a si mesmo:

Qual seu compromisso para ajudar seu time a ser feliz no trabalho?

Que tal colocar em prática desde já essas 3 necessidades básicas? Que tal observar se você pratica isso com seus funcionários…ou com seus filhos, familiares….

O que você pode fazer de diferente para ser mais feliz HOJE?

Se fizer sentido para você, comece agora mesmo e me conte como foi essa experiência.

Forte abraço, boa semana e boa liderança!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *