Estilo de Liderança #4 – Marcador de ritmo
Qual o melhor estilo de liderança?
E aí líder, tudo em paz? Vamos conversar sobre seu perfil de liderança?
Estou de volta com o quarto estilo de liderança segundo Daniel Goleman: O estilo Marcador de ritmo.
Não tão polêmico quanto o estilo Autoritário, mas também polêmico. Nesse link você pode ler sobre o primeiro estilo, o afiliativo. E neste outro link, você pode ler sobre o estilo democrático.
Nas próximas semanas, toda segunda-feira, irei lhe apresentar os dois estilos de liderança segundo Daniel Goleman remanescentes.
Talvez você se relacione com um ou mais estilos, talvez você queira conhecer melhor alguns estilos diferentes do que você usa com mais frequência, por isso vou lhe apresentar quando usar cada um e seus prós e contras.
Dessa forma, você vai ampliar seu perfil de liderança, lhe deixando um ou uma líder mais flexível e adaptável ao mundo de hoje que exige mudanças o tempo todo.
No final dessa série de artigos sobre os estilos de liderança, vou lhe dizer um pouco sobre como uso os estilos de liderança no meu dia a dia e como eles me ajudaram a ter sucesso em todas as empresas que passei…..
E ainda vou lhe dar um presente para você se conhecer melhor praticar com seu time e para você coach trabalhar com seu coachee e ajuda-la (a) a ser o/a melhor líder que ele/ela pode ser.
Liderança Marcadora de ritmo
Esse é um tipo de liderança, que precisa ter o controle total da situação.
Foca em estabelecer elevados padrões de desempenho e lidera pelo exemplo, muito por conta da sua obsessão em alcançar resultados da melhor forma e de maneira rápida.
O problema é que normalmente quem tem esse estilo de liderança pensa que todos no time devem ter ou tem o mesmo perfil, por isso ele exige isso de todos.
Por isso normalmente o impacto no clima é muito negativo, ao contrário do que possa parecer. Muitas pessoas se sentem sufocadas e sentem que o líder não confia no seu time, principalmente aquelas que já tem um grau de maturidade na função ou tarefa e já são autosuficientes.
As pessoas passam mais tempo tentando advinhar o que o líder quer do que focando no resultado em si.
Se você tem o perfil marcador de ritmo, entenda que nem sempre as pessoas estão na mesma velocidade que você e nem sempre entenderam as metas ou o processo, por isso paciência é uma característica a ser desenvolvida.
O marcador de ritmo tem dificuldade de dar feedbacks sobre o desempenho dos seus colaboradores, ele prefere fazer ele mesmo quando as coisas não acontecem e por isso o time pode ficar perdido na sua ausência. Esse é o risco do microgerenciamento.
Prós e Contras
Quando usar e qual impacto?
Esse estilo é agressivo quanto a metas e na perseguição das mesmas, por isso quando você tiver metas ousadas e pouco tempo para alcança-las, talvez você queira lançar mão desse estilo, principalmente se a a equipe for altamente motivada, para isso, desenvolva também a empatia para não afetar tanto o clima, e nunca se esqueça do seu papel de desenvolvimento da equipe.
Funciona somente no curto prazo.
Use esse estilo em situações que demandam um líder mais técnico, que tem equipe competente e motivada e que precisam entregar resultados num curto prazo. Situações ende não precisem delegar tanto autoridade e não se precisa desse líder desenvolvendo sua equipe (daí a ênfase no curto prazo).
Pode também trazer bons resultados com equipes / colaboradoes com grau de maturidade baixo para a tarefa que precisam de alguém batendo o bumbo e ditando o ritmo.
Cuidados com esse estilo
Uma característica desse estilo é que o líder enxerga com facilidade o mau desempenho e por ser exigente pode causar constrangimento.
Normalmente por exigir resultados rápidos, diante do mau desempenho esse líder tende a substituir seus colaboradores e pode estar perdendo talentos que talvez precisassem de um mentor, ou de uma forma de motivação e engajamento mais adequada ou mudar de função para alcançar seu máximo.
Cuidado para não sufocar o time, pois a ênfase na tarefa e no resultado pode causar insegurança e tédio.
O impacto desse estilo de liderança é normalmente negativo, ainda mais na época de humanização que vivemos onde as pessoas buscam cada vez mais satisfação de vida e felicidade no ambiente de trabalho, por isso deve ser utilizado com muita cautela e de forma assertiva. Conhecer o perfil comportamental do time é fundamental para calibrar como o time vai receber esse tipo de liderança e poder conseguir o resultado que você espera, bem como o grau de maturidade do seu colaborador em relação a tarefa que você está solicitando.
Lembre sempre da imprtância do time entender o contexto, onde eles e suas metas se encaixam do quadro mais amplo e assim, faça um esforço em repassar as metas da empresa e visão de negócio para o time entender porque está fazendo o que está sendo solicitado.
Que tal experimentar?
Eu lhe convido então a praticar essa semana a liderança marcadora de ritmo, mas com empatia e moderação por conta do impacto negativo. Observe momentos onde voce ditou o ritmo e qual foi o resultado… Observe também momentos que você não ditou o ritmo e que deveria / poderia ter sido. Qual impacto das suas ações no moral do time? e o impacto no resultado? e o seu relacionamento com o time e entre os membros do time? Qual a sensação de marcar o ritmo? Foi difícil, fácil? Como você poderia ter agido de forma diferente e ter alcançado o mesmo resultado? Lhe fez descobrir informações importantes e conhecer melhor seu time e a si mesmo?
Essa semana, experimente aumentar seu impulso para atingir metas e procure dizer: “faça como eu faço” ou “como está a tarefa?”, “precisa de ajuda?” “Quer que eu faça com você?”.
Como foi a experiência? Como você se sentiu praticando esse estilo? Como o seu time se sentiu?
Algo que você pode fazer diferente ou que você aprendeu com essa experiência? O que lhe move a agir diferente a partir de agora?
Estou curioso para saber os resultados dessa sua experiência… curioso para saber se seu time notou alguma diferença…
Na próxima segunda-feira, voltarei com o próximo estilo de liderança, o Visionário.
Por fim, aqui vai um resuminho para você:
Forte abraço, boa semana e boa liderança!