Estilo de Liderança #3 – Autoritário
Qual o melhor estilo de liderança?
E aí líder, tudo em paz? Vamos conversar sobre seu perfil de liderança?
Conforme prometido, estou de volta com o terceiro estilo de liderança segundo Daniel Goleman e talvez o mais polêmico: O estilo Autoritário.
Nesse link você pode ler sobre o primeiro estilo que conversamos na semana passada, o estilo afiliativo. E neste outro link, você pode ler sobre o estilo democrático que apresentamos semana passada.
Nas próximas semanas, toda segunda-feira, irei lhe apresentar os restantes 3 estilos de liderança segundo Daniel Goleman. Talvez você se relacione com um ou mais estilos, talvez você queira conhecer melhor alguns estilos diferentes do que você usa com mais frequência, por isso vou lhe apresentar quando usar cada um e seus prós e contras.
Dessa forma, você vai ampliar seu perfil de liderança, lhe deixando um ou uma líder mais flexível e adaptável ao mundo de hoje que exige mudanças o tempo todo.
No final dessa série de artigos sobre os estilos de liderança, vou lhe dizer um pouco sobre como uso os estilos de liderança no meu dia a dia e como eles me ajudaram a ter sucesso em todas as empresas que passei….. E ainda vou lhe dar um presente para você se conhecer melhor praticar com seu time e para você coach trabalhar com seu coachee e ajuda-la (a) a ser o/a melhor líder que ele/ela pode ser.
Liderança Autoritária
Esse estilo foca em exigir obediência imediata, foca no próprio líder, sem ouvir o que o liderado tem a dizer. Demanda determinação, iniciativa e autocontrole.
É um estilo que vem desde a época onde acreditava-se que o resultado só viria se fossemos firmes e durões, com muito foco em resultado, execução e regras.
Normalmente o líder autoritário é centralizador e trata seus colaboradores como peças no tabuleiro. Se faltar então inteligência emocional, pode chegar ao extremo e agredir verbal e moralmente seu time.
Esse estilo exige muito foco, energia e firmeza, mas por outro lado, pode parecer arrogante, não valoriza seu time (principalmente os pontos fortes de cada indivíduo), o que torna difícil a convivência e o relacionamento e cria um ambiente de cobrança forte, o que pode trazer estresse, desconfiança e limitar o desempenho do time. Assim, é um estilo que traz resultados somente no curto prazo, por isso, deve ser utilizado com moderação.
Líderes autoritários acreditam muito no poder da hierarquia e dificilmente dizem: obrigado, pois acham que é obrigação os colaboradores entregarem a tarefa a que se destinam.
Também têm dificultades com feedbacks, ouvir e lidar com pessoas.
Prós e Contras
Quando usar e qual impacto?
É um ótimo estilo de liderança para situações de insubordinação, apatia ou comodidade e também para situações de emergência ou crise ou exige-se decisões rápidas (mas pode ser substituido se conseguirmos trocar a cultura do senso de urgência pelo senso de propósito no time e se soubermos ser exigentes na medida certa).
O impacto desse estilo de liderança é normalmente negativo, ainda mais na época de humanização que vivemos onde as pessoas buscam cada vez mais satisfação de vida e felicidade no ambiente de trabalho, por isso deve ser utilizado com muita cautela e de forma assertiva. Conhecer o perfil comportamental do time é fundamental para calibrar como o time vai receber esse tipo de liderança e poder conseguir o resultado que você espera, bem como o grau de maturidade do seu colaborador em relação a tarefa que você está solicitando.
Funciona somente no curto prazo.
O líder autoritário mesmo sendo profundo conhecedor do assunto, não tem tempo ou vontade de ensinar ou instruir um colaborador. Por isso, funciona quando o colaborador é muito novo e não conhece a tarefa e você precisa de urgência, ou quando o colaborador é bem experiente e a tarefa precisa ser feita de forma diferente, também com urgência.
Cuidados com esse estilo
É um estilo que costuma causar insatisfação entre os colaboradores, desmotivando-os e deixando o ambiente mais sensível a conflitos.
Ao causar insatisfação (normalmente), os colaboradores do seu time tendem a dar o máximo somente na presença do “chefe”. Na sua ausência, o time tende a extravasar sentimentos e frustrações.
Se aplicado excessivamente, esse estilo pode ocasionar grande rotatividade de colaboradores, além daquela máxima que as pessoas se demitem do chefe e não da empresa…
Cuidado com o impacto de suas ações, elas podem acabar com a criatividade e empenho dos membros do seu time.
Mas e se eu tiver dificuldade de adotar outro estilo?
Uma boa alternativa para quem tem o estilo autoritário mais aguçado do que os outros é pensar como substituir o autoritarismo por um perfil exigente.
Antes de agir, pense em como suas ações podem ainda gerar inspiração, passar segurança e ao mesmo tempo extrair o melhor do time.
Você pode se manter fiel a seus valores e princípios, mas se preocupar mais em ser o exemplo para seu time.
Se preocupe em estabelecer um ambiente positivo para o time e tenha certeza que você incentiva a criatividade e com o time. Se preocupe em saber valoriza-los, ouvi-los, faze-los sentir parte do grupo e que tem direito de errar, mas que precisam buscar melhorar e entregar seu melhor.
Que tal experimentar?
Eu lhe convido então a praticar essa semana a liderança autoritária, mas com assertividade e moderação por conta do impacto negativo. Observe momentos onde voce foi autoritário e qual foi o resultado… Observe também momentos que você não foi autoritario e que deveria / poderia ter sido. Qual impacto das suas ações no comprometimento do time? Como você impactou o moral e a motivação do time? e o seu relacionamento com o time e entre os membros do time? Qual a sensação de ser autoritário? Foi difícil, fácil? Como você poderia ter agido de forma diferente e ter alcançado o mesmo resultado? Lhe fez descobrir informações importantes e conhecer melhor seu time e a si mesmo?
Essa semana, experimente dizer: Faça o que eu digo! ou: vai lá e faz! ou: Essa é uma decisão que preciso tomar, portanto executem por favor. ou: Não temos tempo para debater o assunto, portanto executem conforme minha orientação.
Como foi a experiência? Como você se sentiu praticando esse estilo? Como o seu time se sentiu?
Algo que você pode fazer diferente ou que você aprendeu com essa experiência? O que lhe move a agir diferente a partir de agora?
Estou curioso para saber os resultados dessa sua experiência… curioso para saber se seu time notou alguma diferença…
Na próxima segunda-feira, voltarei com o próximo estilo de liderança, o Marcador de ritmo.
Por fim, aqui vai um resuminho para você:
Forte abraço, boa semana e boa liderança!