Estilo de Liderança #1 – Afiliativa

Qual o melhor estilo de liderança?

E aí líder, tudo em paz?

Volta e meia alguém me pergunta qual o meu estilo de liderança….já ouvi muito essa pergunta em entrevistas também… Me perguntam também qual seria o melhor estilo de liderança…. Minha resposta é: Depende.

Daniel Goleman nos fala que há 6 estilos de liderança.

Eu fico aqui pensando, fico imaginando, se alguém lhe perguntar qual seu estilo de liderança, o que você responderia?

Todos temos um ou outro estilo que sobressai aos outros, mas será que usar esse estilo o tempo todo é uma boa?

Nas próximas semanas, toda segunda-feira, irei lhe apresentar os 6 estilos de liderança segundo Daniel Goleman. Talvez você se relacione com um ou mais estilos, talvez você queira conhecer melhor alguns estilos diferentes do que você usa com mais frequência, por isso vou lhe apresentar quando usar cada um e seus prós e contras.

No final dessa série de artigos sobre os estilos de liderança, vou lhe dizer na minha opinião qual o melhor estilo…..

Hoje eu lhe apresento o estilo afiliativo.

Liderança Afiliativa

Esse estilo foca nas pessoas, foca em criar harmonia e na ligação emocional entre os membros do time.

É um estilo de liderança que demanda empatia, opta por evitar conflitos, saber cultivar relacionamentos e tem comunicação assertiva.

A afiliação encontra-se no sexto nível do processo evolutivo (os 7 níveis neurológicos), referindo-se à conexão do indivíduo com os grupos aos quais está inserido. Nesse momento, o líder exerce o papel de aglutinador, apoiando e suportando a qualidade do relacionamento interpessoal nas diferentes áreas da vida dos membros de sua equipe.

Prós e Contras

As vantagens desse estilo são que as pessoas se ajudam, se comprometem e se corrigem de forma positiva. O líder Afiliativo usa bastante o feedback positivo de elogio, pois ele acredita que o feedback pode fazer com que o colaborador queira mais elogio e por isso ele vai querer render melhor.

Funciona bem quando a equipe está alinhada em seus valores e objetivos, mas quando não tem esse alinhamento, pode causar problema, principalmente numa cultura de apontar dedo e de ficar procurando culpados e se defendendo o tempo todo.

Entre outros cuidados, o líder afiliativo por se preocupar muito com as pessoas, pode perder o foco no resultado e pode acabar confundido com um “paizão”.  Outro cuidado / dificuldade do líder afiliativo é em situações onde o desempenho é abaixo do esperado, pois o líder afiliativo tem dificuldade em situações onde exige-se mais pulso e direcionamento em casos de emergência/crise.

Quando usar e qual impacto?

É ótimo para motivar as pessoas em momentos de stress depois de um trauma ou recobrar confiança e unir equipes divididas.

Esse estilo produz impactos positivos no clima organizacional, pois dá a ideia de que as pessoas estão em primeiro lugar. Normalmente cultiva a lealdade da equipe também.

Com esse estilo, você provavelmente vai ouvir frases como “meu líder tem portas abertas, ele me ouve e me incentiva a inovar e por minhas idéias em prática”, ou “ eu contribuo, pois sei que sou ouvido”, ou “ me sinto parte do time”.

Que tal experimentar?

Eu lhe convido então a praticar essa semana a liderança afiliativa. Observe momentos onde voce foi afiliativo e qual foi o resultado… Observe também momentos que você não foi afiliativo e que deveria / poderia ter sido.

Como foi a experiência? Algo que você pode fazer diferente ou que você aprendeu com essa experiência? O que lhe move a agir diferente a partir de agora?

Estou curioso para saber os resultados dessa sua experiência… curioso para saber se seu time notou alguma diferença…

Na próxima segunda-feira, voltarei com o próximo estilo de liderança, o Democrático.

Por fim, aqui vai um resuminho para você:

 

Forte abraço e boa liderança!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *