Você já ouviu falar do paradoxo da liderança?
3 palavrinhas mágicas para liderança: Servir, Conectar e Apreciar.
Você já ouviu falar do paradoxo da liderança?
E aí Líder!! Tudo em paz?
Faz sentido para você que a autoridade ou liderança que exercemos sobe nossos times é a arte de influencia-los para que trabalhem com entusiasmo na conquista dos objetivos?
Talvez você tenha já lido em alguns artigos meus ou em alguns de meus posts nas redes sociais que eu acredito que para exercer essa liderança, precisamos não só ter técnicas adequadas, como também nos tornarmos pessoas especiais, precisamos ter vontade genuína de servir ao nosso time, estar atentos às necessidades dos demais e à linguagem principal de cada um de ser valorizado e apreciado.
O paradoxo da liderança é que para ter influência sobre os demais, é necessário antes servir, porque o líder é alguém que identifica e satisfaz primeiro as necessidades dos outros. Aquele que quiser ser o primeiro deve, antes de tudo, ser servidor. Jesus Cristo nos deu o maior exemplo disso.
Servir é um ato de amor e amar seu time (aqui eu expresso minha opinião sobre o conceito de amor no ambiente de trabalho), significa valorizar e apreciar seu time na linguagem deles, que pode ser bem diferente da sua. E quando seu time reconhece isso, o respeito e a reciprocidade aumentam consideravelmente!
No ambiente de trabalho, entendo que expressar a valorização e apreciação a seu time, pode gerar o combustível necessário para o empoderamento e motivação fundamentais para perseguição com paixão dos objetivos.
Apreciação e conexão andam de mão dadas
José Roberto Marques nos diz que o Segredo para liderar é conectar-se com as pessoas, e isso se consegue com a máxima segurança no plano emocional, não no racional.
Atualmente nas empresas, somos incentivados a usarmos a razão, porém, dificlimente nos ensinam como aproveitarmos a parte emocional de nossa personalidade e por isso, enfrentamos grandes dificuldades na hora de liderar.
A influência que determinadas pessoas ou grupos exercem sobre os demais é consequência da conexão com os seus sentimentos, porque os outros acreditam neles e nas suas idéias, o que é a característica mais próxima do conceito de liderança. Marter Luther King tinha um sonho, não um plano….com essa simples mudança de palavras, ele fez milhares se conectarem com eles através da emoção, eles passaram a saber o porque, ao invés de simplesmente receberem ordens…
Ao fim do dia, o que importa é a sua capacidade de entregar resultados através de conexões….é o quanto você impactou as pessoas e o negócio. E a conexão se consegue com a vontade genuína de doar sem exigir nada em troca, deixe a reciprocidade agir por si só…
No ivro de 1993 do novelista James Redfield, ele nos fala que ao invés de tirar energia do outro, devemos busca-la dentro de nós e doa-la, isso é o segredo para nos conectar, “porque sua energia e seu amor, crescem em você primeiro antes de fluir aos outros. Quanto mais doarmos energia, mais receberemos de volta do universo.”
Trocar energia nos faz construir energia entre nós, amplifica a energia e isso é um excelente caminho para nos fazer evlouirmos individualmente e como equipe ou sociedade.
Em suma…
Sirva seu time para que eles brilhem, o brilho do seu time é que trará os resultados que você e sua empresa tanto precisam. Ajude-os a brilhar conectando-os à quem tem as respostas e conectando-os ao resultado através do direcionamento e compartilhamento da sua visão ou a visão do departamento ou da empresa. Valorize-os e os aprecie na linguagem deles, pois conversando na mesma linguagem da valorização pessoal deles aumenta em muito a chance de nos conectarmos, nos entendermos, termos o mesmo objetivo (e de forma clara), termos reciprocidade e o tão sonhado alto desempenho.
Está precisando saber mais sobre como apreciar seu time e extrair o máximo desempenho deles ou quer saber mais sobre as linguagens da valorização pessoal no ambiente de trabalho? Aguarde o próximo post ou agende uma sessão gratuita aqui nesse link que terei imenso prazer em lhe ajudar!
Boa semana e boa liderança!!!