5 passos para seu time se sentir mais valorizado por você

Seu time se sente valorizado por você? De zero a dez, o quanto você sabe ouvir na essência?

“Nós julgamos a nós mesmos pelas nossas intenções. Os outros nos julgam pelas nossas ações.”

E aí Líder, tudo em paz?

Temos aprendido que uma das características principais do líder é saber ouvir na essência.

Quando alguém nos ouve já faz uma diferença enorme, não é verdade?

Para mim, faz todo sentido, pois ser ouvido na essência, é uma das necessidades básicas do ser humano, juntamente com ser reconhecido / amado, ter o direito de errar (perdoar a si e aos outros) / ressignificação  e Senso de pertencimento.

Se você se concentrar nesses aspectos já tem uma chance enorme de ser um bom líder.

Ouvir na essência por si só já é o que muitas pessoas querem, mas o ouvir também é fundamental para conexão, pois sem conexão não existe liderança e sem conexão não existe o compromentimento mútuo e a entrega de resultado.

Para ouvir na essência, precisamos suspender todo tipo de julgamento, pois devemos sempre nos lembrar de nunca mais esquecer que cada pessoa tem seu sistema de crenças, valores e significados.

Muito cuidado com o contrário de ouvir na essência

Eu fico aqui imaginando e lembrando das vezes que fui conversar com algum gestor e ele (a) ficava me ouvindo e digitando, olhando para tela do computador ao mesmo tempo…me passando a sensação que o que eu estava dizendo não era tão importante….as distrações são inimigas número um para sermos bons ouvintes….

Lembra de alguma vez que fizeram uma reclamação para você sobre um (a) colaborador (a) do seu time e você tomou ação sem ouvir seu (sua) colaborador (a) e depois se arrependeu quando o ouviu?

Outra lembrança interessante que tenho como gestor….uma vez um colaborador estava me contando um problema com uma ordem de compra e eu logo no início da explicação já tinha uma solução na cabeça….parei de prestar atenção e já queria dar minha solução para o problema, tentando interrompê-lo enquanto falava…. Quando consegui interrompê-lo, falei minha solução e ele disse com uma cara de: “você não escutou o que eu falei?” que não dava para fazer, por causa da restrição que ele havia contado (e que eu não tinha escutado, pois já tinha a resposta na minha cabeça).

Às vezes julgamos acreditando que a solução é a melhor do nosso ponto de vista, mas precisamos entender que um dos aspectos mais importantes de uma liderança e de um relacionamento é que precisamos aceitar que as pessoas são diferentes, cada um tem seu perfil, sua história e precisamos honrar e respeita-las.

Mas como substituir o julgamento pela escuta sem julgamento?

Talvez um bom caminho seja buscarmos ser mais curiosos, prestando atenção nas palavras e linguagem corporal. Talvez você possa imaginar que esteja escutando não só com os ouvidos, mas como se as palavras estivessem entrando no nosso corpo…repita o que você entendeu do que o (a) colaborador (a) lhe falou, isso pode demonstrar que você estava realmente antento e interessado e é uma boa forma de ratificar na sua cabeça a mensagem que você acabou de receber, lhe ajudando a eliminar o julgamento, pois lhe força a ouvir tudo que está sendo dito.

Além disso, aqui vão os 5 degraus que você precisa subir para passar de um líder que julga seu time para um líder que valoriza seu time:

  1. Julgando – Julgando pessoas baseado na preferencia pessoal;
  2. Entendendo – Entendendo como e porque as pessoas não são como nós;
  3. Respeitando – Respeitando as diferenças sinceramente;
  4. Estimando – Ponderar, estimar que as pessoas são diferentes de nós e não uma cópia;
  5. Valorizando – Valorizando as pessoas e tirando o melhor das diferenças. Vendo a intenção positiva.

Onde você se coloca nessa escala?

Baseado nisso, quero compartilhar com vocês uma pequena reflexão sobre o processo de Escuta, para verificarmos se estamos realmente escutando nosso time como deveriamos:

Escuta Ativa: Escutar sem interromper

  • Com que frequência você interrompe seu colaborador?
  • Quais evidências você pode ter que você está escutando até o fim?
  • Como você pode lidar com a sobreposição de falas?

Escuta Atenta: Escutar sem julgar e sem pensar em contra-argumentos

  • Com que frequência você escuta sem julgar?
  • Quais evidencias você pode ter de que você está atento?
  • Como você pode silenciar seus contra-argumentos?

Escuta Alerta:                                      

  • Quais os desejos seu colaborador verbalizou?
  • Quais os medos ele indicou?
  • Como você pode alavancar os desejos e anseios?
  • Como você pode minimizar os medos e receios?

É um processo de autoreflexão simples e ao mesmo tempo poderoso que pode lhe ajudar a subir nessa escada do julgamento até a valorização do outro através da escuta na essência. Tenho praticado e tem sido SEN-SA-CIO-NAL……

Forte abraço e boa liderança!

1 Comments

  • Olá Felix !

    Excelente este artigo… Tudo o que foi explanado esta ligado ao dia a dia das pessoas.
    Realmente, sabe escutar é um exercício que deve ser contínuo “substituir o julgamento pela escuta sem julgamento” é uma arte, que exige tempo e dedicação…

    Abraços

    Rubens – EHS

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