O que o filme Conversando com Deus nos ensina sobre liderança?

 O que o filme Conversando com Deus nos ensina sobre liderança?

E aí Líder, tudo em paz?

Eu já assisti o filme conversando com Deus umas 10 vezes, cada uma com um enfoque diferente e resolvi numa delas assistir sob a ótica da liderança.

O filme retrata a vida de Neale que é usurpado de sua vida cotidiana por um acidente automobilístico. Por consequência, ele quebra o pescoço, perde o emprego e é despejado da casa onde morava. Começa então uma busca do personagem por emprego e o insucesso nessa busca, faz com que ele vire um morador de rua.

Primeiras reflexões de liderança…

Foco no resultado

Cansado da vida deprimente que ele vem levando, Neale pra si mesmo: “Eu não vou morrer naquele parque”. Um dia, ele acorda, enxerga uma oportunidade de emprego e consegue depois de uma entrevista trabalhar em uma rádio.

Problemas vão acontecer….como vamos responder a eles?

A medida que as coisas começam a caminhar bem, Neale sofre outro golpe da vida ao chegar cedo no seu emprego e descobrir que a rádio entrou em falência. Revoltado com a situação, Neale começa a questionar a existência de Deus e faz uma pergunta para si mesmo “O que eu preciso para ter a vida que eu quero?”.

Tenha um coach

Ao acordar no dia seguinte, ele começa a ouvir a voz de Deus e começa a questionar e encontrar respostas, que foi quando ele passou a escrever as suas conversas com Deus. Depois de receber alguns nãos, ele consegue uma editora para publicar o livro com suas conversas com Deus e o livro faz muito sucesso, mudando radicalemnte sua vida.

Reconheça seus gaps e sua sombra

No final do filme, Neale se depara com seu Eu morador de rua e reflete sobre como nossas ações nos definem, mas principalmente, ele decide aceitar sua sombra e caminhar junto com ela (seu Eu mendigo), a controlando. Pela definição de Carl Jung, nossa sombra é tudo aquilo que somos, mas que não queremos ser.

“Somente quando temos coragem para enfrentar as coisas exatamente como elas são, sem qualquer autoengano ou ilusão, é que uma luz surgirá dos acontecimentos, pela qual o caminho do sucesso poderá ser reconhecido. ” I Ching. O ser humano é dual, somos feitos de luz e sombra e reconhecer e trabalhar nossa sombra é uma solução prescritiva para os problemas não resolvidos, mas isso é assunto para um post à parte.

Sacadas finais

O filme fala sobre o que nos move (“eu nao vou morrer naquele parque!”), ressignificação e honrar e respeitar nossa história (passagens da sua infância), tem as “conversas coach” com Deus (Neale – E se nao der certo? Deus – E se der?…. – Quero para você o que você quer para você… Eu deveria puni-lo por algo que planejei?), autosabotagem (conversa antes de ir para entrevista), nos traz reflexões como: “se quer saber a verdade sobre alguma coisa, veja o sentimento que tem por ela.” “Sofrer nao tem nada a ver com acontecimentos, mas com suas reações a ele. O que está acontecendo está acontecendo, como se sente sobre ele é o que importa.”Se vai criar abundancia para vc, pode criar para outra pessoa. E por fim, a mais poderosa pergunta coach do filme: O que o amor faria agora?

Conclusão

Enfim, o filme pode representar uma metáfora para várias situações de nossa vida, tanto no trabalho quanto em casa, situações que podem definir o impacto que causamos no nosso time e em nós mesmos, que podem afetar nossos relacionamentos, a forma de dar e receber feedbacks, ou que podem nos dar um caminho para maturidade profissional como líderes, pois reconhecer nossa sombra e controla-la, ressignificar eventos, buscar o lado positivo, nos problemas, lidar com conflitos internos, eliminar crenças bloqueadoras ou limitantes são todas situações / questões que queremos e/ou precisamos vencer e/ou por em prática para nos tornarmos líderes cada vez melhores e quanto mais trabalharmos nosso perfil coach, mais ajudamos nossos times a vencerem também esses obstáculos.

Faz sentido para você? Eu estou curiosíssimo para saber se você teve algum insight, ou sacada lendo esse post ou assistindo o filme…. que mais você notou no filme que fez sentido para você? Como o filme pode te ajudar a ser um líder melhor?

Compartilhe conosco!!!

Forte abraço e boa liderança!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *