10 dicas para você construir um networking poderoso!

E aí Líder, tudo em paz?

A maioria de nós já teve ou tem dificuldades para construir relacionamentos genuínos (o famoso networking) com pessoas que podem fazer a diferença em nossa carreira, negócio ou nossa vida.

Talvez você tenha pensado alguma vez que é introvertido, ou tem extrema dificuldade de abordar alguém, ou pensado que os líderes seniors ou executivos são muito difíceis de se aproximar, parece que eles têm um clubinho particular…ou pensa que acabou de se mudar ou mudar de função e ainda não conhece ninguém, é muito cedo para iniciar um networking….talvez você tenha já pensado que não sabe onde encontrar essas pessoas…pode até ter pensado que essas pessoas de sucesso não teriam tempo para ouvi-lo(a), pois você não tem nada a oferecer, ou não tem história interessante para contar….talvez você não saiba o que dizer para essas pessoas, ou simplesmente tenha medo de ser rejeitado..

Se você passou ou passa por alguma dessas questões acima, eu lhe convido a ler algumas dicas que são resultado de uma coletânea de boas práticas que colhi ao longo do tempo e através de pesquisa, para lhe ajudar a eliminar essas desculpas acima e construir uma rede de relacionamentos sólida.

Conheça a si mesmo(a)

Quais seus pontos fortes, seus talentos? Quem precisa saber deles? Quem precisa resolver algum problema que meus talentos podem ajudar? Como essa pessoa pode ficar sabendo? Quais resultados comprovam essas competências? Lembre-se que ninguem é muito melhor que seus resultados…

Tenha um plano 5W2h para seu networking

Qual objetivo com esse networking? Quem pode me ajudar? Quem pode me atrapalhar? Onde estão essas pessoas? Como encontra-las? Quais eventos? Quem pode indicar ou iniciar um contato? Essa pessoa é bem quista pela pessoa que quero alcançar? É de confiança do meu “alvo”?  Se conecte com pessoas próximas a quem você quer se conectar, você terá mais credibilidade se for referenciado por alguém, é muito bom ser apresentado por um amigo em comum. Qual melhor canal de comunicação? Você é realmente bom(a) ouvinte? Ouvir a pessoa na essência pode te dar dicas sobre o que conversar….demonstra interesse no outro.

Descubra o que interessa para essas pessoas

As únicas conexões que vão verdadeiramente funcionar são as que você realmente se importa (The 7 Pillars of Connecting With Absolutely Anyone Forbes – Scott Dinsmore). Para isso, preste total atenção quando essas pessoas estiverem falando. Atenção de verdade, pesquise através de seus blogs, artigos, conheça suas paixões e história. Invista tempo de qualidade aprendendo o que realmente importa para essas pessoas e como você pode ajuda-las.

Como ela se comporta nas redes sociais? Quais causas ela abraça? O que não gosta? O que emociona essa pessoa positivamente (bom assunto para um bate papo) e negativamente (evitar)? Essas pessoas que podem me ajudar, primeiro eu preciso ajuda-las….como criar uma ocasião para oferecer ajuda? Qual a dor delas? Posso ajudar a resolve-las?

Procure nas redes sociais as pessoa que te interessam para networking e também grupos sobre o assunto / cargo que lhe interessa e curta comentários dessas pessoas potenciais para sua rede de relacionamento, mas curta comentários que realmente lhe agradaram, pois  isso gera reciprocidade…..agora, gere conteudo também…..conteúdo que possa interessar a essas pessoas e sobre projetos dessas pessoas, espalhe a mensagem delas (que tal uma entrevista com essas pessoas?).

Seja lembrado

Permaneça no radar dessas pessoas, mandando feliz aniversário, mande um livro com dedicatória, etc.

Queremos que as pessoas se lembrem de nós, ou seja, mostrar que somos o profissional certo para ocupar determinado cargo ou participar de determinado projeto. Devemos nos fazer conhecidos e não só conhecer mais e mais gente. Assim, nos tornaremos referência e nosso networking será verdadeiramente efetivo.

Reserve um horário para rever pessoas que não encontra a algum tempo. Construa relacionamentos com base na confiança mútua e fidelidade, respeite as diferenças e preocupe-se em se comunicar de acordo com o perfil do outro, deste modo, a comunicação será clara, fluida e agradável para ambos.

Não restrinja seus conhecimentos apenas a sua área de atuação, procure saber sobre assuntos variados. Mantenha-se sempre aberta a novos contatos e novas experiências.

Não tenha pressa em receber resposta, mas não seja invisível, seja persistente.

Se coloque no lugar do outro

Lembre-se que assim como você vai procurar construir sua rede de relacionamentos, algumas pessoas ao construirem a delas vão lhe procurar…. Seja congruente e aja da forma que você gostaria que agissem com você quando você se aproximar de alguém de seu interesse. Da mesma forma que você deve oferecer ajuda para quem você quer se conectar, ajude quem precisa, gere reciprocidade de forma autêntica.

Seja uma ponte de conexão

Seja uma ponte entre as pessoas, conecte pessoas para gerar reciprocidade…..isso faz parte do conceito de doar sem pensar em receber… Conecte essas pessoas com outras que lhes interessam.

Ofereça ajuda! Muita ajuda!

Liste 10 pessoas que você quer alcançar, mostre organização no controle de sua carreira e mostre o quanto você pode ajuda-las….doe….não peça nada em troca…apenas ofereça ajuda e mostre as qualidades que o cargo que voce almeja exige, mas não fale no cargo, a não ser que seja perguntado(a), mas não foque nisso….foque em doar!!!

Quando você estiver em alguma reunião, almoço e qualquer tipo de evento profissional, onde haja a mínima possibilidade de aumentar a sua rede de contatos, seja prestativ(oa) e, principalmente interessado(a). Cuide de sua aparência e fique atenta ao seu comportamento, para que este transmita segurança, confiança e seja coerente com os valores que você passa como sendo importantes para você.

Seja genuíno

Não tente ser alguém que você não é. Compartilhe sua história real, seja vulnerável e aberto(a). Lembre-se que você quer criar uma relação de confiança.

Seja organizado(a)

Mantenha seus contatos em uma planilha com seus dados (nome, data do último contato, frequencia de contato, interesses dessa pessoa, como posso ajudar? Qual meu ponto forte que pode ajudar essa pessoa, canal de comunicaçao..etc

Sorria e faça amigos

Pessoas gostam de estar cercadas de pessoas positivas. Sorria, mostre que voce se importa e procure fazer amigos….amigos ajudam amigos, amigos colocam amigos em primeiro lugar.. amigos escutam ativamente o problema do outro amigo e procuram ajudar como podem. Pergunte-se: Se essa pessoa fosse minha melhor amiga ou alguém que quero que seja minha melhor amiga, como eu a trataria?

Por fim pessoal, não caiam no erro de se preocupar com o networking apenas quando precisar usá-lo. Isso pode parecer que você é interesseiro(a). Crie um relacionamento, afinal de contas o nome é rede de relacionamentos…

E quando é a melhor hora de iniciar um contato? AGORA! Conecte-se porque você quer, não porque você precisa.

Boa semana, boas conexões e boa liderança!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *